FAQs - Perguntas Frequentes
1. O que é o Serviço “CCAM de Leiria On-Line”?
O Serviço "Caixa de Crédito de Leiria Online" trata-se de uma plataforma digital disponibilizada pela Caixa de Crédito de Leiria. O objetivo da plataforma é permitir que os clientes possam realizar várias operações bancárias de forma prática e segura pela internet, sem a necessidade de se deslocarem a uma agência física.
2. Como aderir ao Serviço “CCAM de Leiria On-Line”?
A adesão ao Serviço “CCAM de Leiria On-Line” processa-se em duas fases:
1ª Fase: Solicitação do Serviço
Esta fase inicia-se com a presença física do cliente numa Agência da Caixa de Crédito de Leiria, onde deve indicar:
- 1. Conta de Depósitos Bancários Principal do Serviço, a qual terá que ter associado um cartão de débito Visa Electron/EMV/CAP (com chip) ativo;
- 2. Contas de Depósitos Bancários Secundárias aderentes ao serviço;
- 3. Nível de Serviço pretendido, o qual associa os limites às funcionalidades disponíveis;
- 4. Modo de Autenticação Forte para identificação no login: Só no momento da Ativação do Serviço ou Sempre que acede ao Serviço;
De seguida, será impresso o Contrato de Adesão em duas vias, as quais serão assinadas pelo cliente e rubricadas pelo funcionário da Caixa de Crédito de Leiria que efetua o atendimento. Uma das vias será entregue ao cliente, contendo, no verso, as Condições Gerais do Serviço e, na frente, as Condições Particulares e a outra via será para arquivo pela Caixa de Crédito de Leiria.
Esta fase conclui-se com a entrega ao cliente aderente de um sobrescrito obtido do sistema informático, identificado pelo Número do Contrato de Adesão, que conterá o Código de Utilizador e um envelope com o Código de Acesso gerado aleatoriamente.
2ª Fase: Ativação do Serviço
Esta fase será realizada pelo aderente a partir do seu equipamento informático, acedendo ao Portal www.caixacreditoleiria.pt, clicando no link do Serviço “Caixa de Crédito de Leiria Online”, sendo apresentada uma página com url/endereço em https (o que significa o estabelecimento de uma ligação segura ao servidor web do Serviço, o qual detém um certificado digital, sendo a comunicação cifrada), onde lhe será solicitada a introdução do Código de Utilizador, do Código de Acesso e do Código de Autenticação Forte para identificação no login (SMS Token).
Adicionalmente, o aderente terá que confirmar a aceitação das Condições Gerais do Serviço (sem a qual o processo de ativação não ocorrerá) e alterar o Código de Utilizador e o Código de Acesso fornecido pela Caixa de Crédito de Leiria conforme anteriormente referido.
A introdução do Código de Utilizador, do Código de Acesso e do Código de Autenticação Forte para identificação no login, nunca será solicitada na mesma janela do browser, em simultâneo.
3. Como é obtido o Código de Autenticação Forte para login/confirmação de operações?
Este código é gerado automaticamente, através do envio de mensagem de texto para o contacto telefónico associado ao Serviço.
4. A adesão ao Serviço tem custos associados?
A adesão ao Serviço é totalmente gratuita, mas a sua utilização, relativamente a algumas funcionalidades, poderá estar sujeita ao pagamento das comissões constantes no Preçário em vigor.
5. Que tipo de contas é possível consultar ou movimentar?
É possível consultar Contas de Depósitos à Ordem, Contas de Depósitos a Prazo e Contas Correntes Caucionadas aderentes, nas quais o utilizador seja titular, co-titular, autorizado, representante de menor ou representante de inabilitado.
É possível movimentar as contas bancárias individuais ou solidárias ativas (nomeadamente, as Contas de Depósitos à Ordem e as Contas Correntes Caucionadas) aderentes, em que o utilizador seja titular ou co-titular.
As contas visualizadas no Serviço correspondem às contas aderentes, a qualquer momento poderá adicionar/remover as contas de acesso. Poderá fazê-lo através do Menu – Pedidos – Fazer pedido – Manutenção de contas – Selecionar as contas que pretende adicionar/remover – Continuar.
6. Quais as operações disponíveis no Serviço “CCAM de Leiria On-Line”?
De uma forma muito cómoda e totalmente segura, o cliente poderá executar um conjunto alargado de consultas ou operações:
Contas à Ordem:
Consulta de Saldos
Consulta de Movimentos/Extratos
Consulta de NIB/IBAN/BIC
Transferências *:
Transferências SEPA (Single Euro Payments Area)
Transferências SPIN
Transferências Imediatas
Confirmação de Beneficiários
Transferências por lote (Disponível para empresas)
Ficheiros (Disponível para empresas) *:
Carregamento de Ficheiros: Transferência a Crédito, Débito Direto, Confirmação de
Beneficiários
Consultar Listagem de Ficheiros (Todos, Pendentes, Respondidos)
Pagamentos *:
Serviços/Compras
Estado e Setor Público
Telemóveis
Telecomunicações
Outros Pagamentos (ViaCard, PaySafeCard)
Contas a Prazo:
Consulta de Saldos
Consulta a detalhe de promissórias
Contas Correntes Caucionadas:
Consulta de Saldos
Transferência da Conta Corrente p/Conta à Ordem (utilização) *
Transferência da Conta à Ordem p/Conta Corrente (reembolso) *
Open Banking:
Gerir consentimentos dados a outras aplicações para consultar saldos e movimentos ou iniciar pagamentos nas contas da CCL;
Gerir consentimentos dados à CCL para consultar saldos e movimentos ou iniciar pagamentos nas contas de outras entidades;
Gerir consentimentos para confirmação de disponibilidade de fundos nas contas CCL.
Documentos Digitais:
Consulta de Extratos Integrados
Consulta de Faturas
Consulta de Notas de Lançamento
Histórico de Operações:
Consulta de Histórico de Operações realizadas através do Homebanking/App
Repetir Operações Realizadas
Obter Comprovativos
Enviar Comprovativos por E-mail
Agendamentos:
Agendamento de Transferências e Pagamentos *
Pedidos:
Pedido de alteração de Nível de Serviço
Pedido de adição/remoção de Contas à Ordem aderentes ao serviço
Pedido de alteração de Morada
Pedido de alteração de Contactos
Pedido de alteração do Modo de Autenticação
Pedido de Requisição de Cheques *
Consultar Histórico e Estado dos Pedidos efetuados
O Meu Perfil:
Alteração do Código de Acesso
Manutenção de Destinatários Frequentes
Fidelização de Telemóvel (SMS Token) *
Fidelização de Telemóvel para SPIN (Particulares) *
Fidelização de NIPC para SPIN (Empresas) *
Estas operações devem estar associadas às contas à ordem previstas no serviço (contas aderentes) e dentro dos limites fixados pela Caixa de Crédito de Leiria para o nível de serviço adotado pelo cliente.
* Para concretizar a operação o cliente deve introduzir o Código de Autenticação Forte gerado, através de SMS Token.
7. Como adicionar / remover contas aderentes ao Serviço?
As contas aderentes ao serviço são selecionadas e indicadas pelo cliente durante a fase de solicitação do serviço. Posteriormente, é possível efetuar o pedido de adição ou remoção de contas através da respetiva funcionalidade disponibilizada no Menu – Pedidos – Fazer Pedidos – Manutenção de Contas.
8. Quais os Níveis de Serviço disponíveis para Particulares?
Os Níveis de Serviço existentes para Particulares são os seguintes:
- Nível Serviço 0 – É disponibilizado o acesso apenas às funcionalidades de consulta, sem acesso às operações de impacto financeiro.
- Nível Serviço 5 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 5.000,00 EUR
- Nível Serviço 10 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 10.000,00 EUR, efetuando no máximo 5.000,00EUR/operação
- Nível Serviço 10 - [10,10] - Com limite máximo diário de: 10.000,00 EUR
- Nível Serviço 15 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 15.000,00 EUR, efetuando no máximo 5.000,00EUR/operação
- Nível Serviço 15 - [15,10] - Com limite máximo diário de: 15.000,00 EUR, efetuando no máximo 15.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 20 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 20.000,00 EUR, efetuando no máximo 5.000,00EUR/operação
- Nível Serviço 20 - [20,10] - Com limite máximo diário de: 20.000,00 EUR, efetuando no máximo 20.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 50 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 50.000,00 EUR, efetuando no máximo 5.000,00EUR/operação
- Nível Serviço 100 - [50,10] - Com limite máximo diário de: 100.000,00 EUR, efetuando no máximo 50.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 100 - [100,100] - Com limite máximo diário de: 100.000,00 EUR
9. Quais os Níveis de Serviço disponíveis para Empresas?
Os Níveis de Serviço existentes para Empresas são os seguintes:
- Nível Serviço 0 – É disponibilizado o acesso apenas às funcionalidades de consulta, sem acesso às operações de impacto financeiro.
- Nível Serviço 5 - [5,5] - Com limite máximo diário de: 5.000,00 EUR
- Nível Serviço 10 - [10,10] - Com limite máximo diário de: 10.000,00 EUR
- Nível Serviço 15 - [15,10] - Com limite máximo diário de: 15.000,00 EUR, efetuando no máximo 15.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 20 - [20,10] - Com limite máximo diário de: 20.000,00 EUR, efetuando no máximo 20.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 50 - [25,10] - Com limite máximo diário de: 50.000,00 EUR, efetuando no máximo 25.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 100 - [50,10] - Com limite máximo diário de: 100.000,00 EUR, efetuando no máximo 50.000,00EUR/operação SEPA nacional e 10.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 100 - [100,100] - Com limite máximo diário de: 100.000,00 EUR
- Nível Serviço 300 - [150,100] - Com limite máximo diário de: 300.000,00 EUR,efetuando no máximo 150.000,00EUR/operação SEPA nacional e 100.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 500 - [500,100] - Com limite máximo diário de: 500.000,00 EUR,efetuando no máximo 500.000,00EUR/operação SEPA nacional e 100.000,00EUR/operação transfronteiriça
- Nível Serviço 1000 - [300,100] - Com limite máximo diário de: 1.000.000,00 EUR,efetuando no máximo 300.000,00EUR/operação SEPA nacional e 100.000,00EUR/operação transfronteiriça
10. Como pedir a alteração do Nível de Serviço?
O nível de serviço é selecionado e indicado pelo cliente durante a fase de solicitação do serviço. Posteriormente, é possível efetuar o pedido de alteração do Nível de Serviço através da respetiva funcionalidade disponibilizada no Serviço “Caixa de Crédito de Leiria Online” através dos seguintes passos:
- Menu – Pedidos – Fazer Pedido – Nível de Serviço – Selecionar a opção pretendida – Continuar
No entanto, a concretização do pedido está dependente de análise favorável da Caixa de Crédito de Leiria.
11. É possível imprimir os comprovativos das operações efetuadas no Serviço “Caixa de Crédito de Leiria Online”?
Após execução com sucesso das operações, surge um ecrã com todos os detalhes da operação, com possibilidade de impressão de comprovativo.
Caso pretenda consultar o comprovativo posteriormente, poderá aceder ao Menu – Consultar – Histórico de operações – Selecionar a operação pretendida – Obter comprovativo.
12. O que fazer em caso de esquecimento do Código de Acesso ao Serviço?
Em caso de esquecimento do Código de Acesso o cliente poderá solicitar novo código de acesso numa das nossas Agências.
13. Bloqueei o meu acesso ao Serviço, como devo proceder?
Em caso de bloqueio do seu acesso, contacte a nossa linha de apoio e solicite a ativação do mesmo (+351 244 848 000 - Chamada para rede fixa nacional).
Por motivos de segurança o contrato bloqueia após 3 tentativas incorretas de inserção do código de acesso/autenticação
14. Como poderei obter um comprovativo de NIB/IBAN?
Poderá obtê-lo da seguinte forma:
Homebanking: Menu – Contas à Ordem – NIB/IBAN – Obter Comprovativo
App: Menu – Consultar – IBAN – Obter Comprovativo
15. Alterei o meu contacto telefónico, como poderei atualizar?
Tem a funcionalidade disponível no Serviço online, através do Menu – Pedidos – Contactos.
16. Como poderei fidelizar o meu contacto telefónico para receber código de autenticação por SMS Token?
Através do Serviço online, na opção Menu – Definições – Fidelização – Fidelizar nº tmv sms token.
17. Como poderei consultar Extratos de Conta?
Poderá consultar Extratos de Conta através dos seguintes passos: Menu - Consultar - Documentos Digitais.
18. Como posso aderir ao SPIN?
Adira online sem custos e passe a dar o número de telemóvel para receber transferências.
Homebanking: Menu – Pedidos – Telemóvel para SPIN - Confirmar Nº Telemóvel - Selecionar a conta a que pretende associar - Associar – Confirmar
App: Menu - Definições - Fidelização - Telemóvel para SPIN
19. Não estou a receber SMS de Código de Autenticação, o que devo fazer?
Deverá proceder da seguinte forma:
- 1. Confirme que tem rede móvel da sua operadora;
- 2. Verifique se tem aplicações no seu telemóvel a bloquear os nossos SMS e chamadas;
- 3. Confirme nas “Definições das Mensagens” > “Definições de Spam” / “Contactos Bloqueados”, se o tem o número registado como spam (CCL ONLINE/49035);
- 4. Verifique se tem espaço de memória disponível;
- 5. Por último, reinicie o seu telemóvel e repita a operação;
Caso nenhuma das situações descritas resolva o problema, contacte-nos através da nossa linha de apoio (+351 244 848 000 - Chamada para rede fixa nacional).
20. Como poderei consultar saldos e movimentos de contas noutros bancos, na vossa aplicação?
Poderá fazê-lo da seguinte forma:
- 1. Aceda ao Homebanking/App - Menu – OpenBank – Gerir Consentimentos – Contas Noutros Bancos - Adicionar Conta – Escolher o banco da conta a adicionar;
- 2. Será redirecionado para a aplicação do outro Banco, onde será pedida a autenticação;
- 3. Deverá selecionar as contas a que pretende ter acesso;
- 4. Será redirecionado novamente para a aplicação da Caixa de Crédito de Leiria, onde poderá verificar as contas adicionadas, começando assim a consultar também os respetivos saldos e movimentos;
21. Como é feito o Cancelamento do Contrato de Adesão ao Serviço?
Em qualquer momento o cliente aderente poderá solicitar o cancelamento do seu Contrato de Adesão numa Agência, sendo registado no sistema informático central e impresso documento comprovativo do pedido para competente assinatura pelo cliente.